sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Focalizando!

Pois bem!

Hoje decidi que irei atualizar com maior frequência esse pobre blog abandonado. Assim como decidi que a partir de hoje mudarei o foco dos assuntos. Vou falar sobre algo que gosto imenso e que tenho um pouco de conhecimento no campo: Correr!

Já tem algum tempo que corro, com alguns - (muitos!) - intervalos entre os treinos. Não por minha própria vontade, mas por real falta de tempo e inúmeras lesões de todos os tipos e as quais irei discorrer aqui conforme os posts.

No começo dessa semana (há 5 dias) voltei a correr e, como das outras vezes, prometi que dessa será pra valer e que não haverá mais motivos para interrupção nos treinos. Espero que eu esteja certa e que consigar postar aqui os avanços e conquistas obtidos com o esporte mais completo e benéfico que existe, quando praticado corretamente e com disciplina!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tem, mais ou menos, 6 anos desde meu primeiro contato com a corrida. Com dor até na unha e com a sensação de que me faltava um pulmão, eu desisti após o 3º minuto e jurei que nunca mais me atreveria a praticar uma coisa tão cansativa e sem sentido.
Eu quebrei a jura e, graças a Deus, mudei meus conceitos. Não me culpo, eu era sedentária e preguiçosa! Mas graças a uma amiga, que há muito não vejo, criei coragem e retornei ao esporte. Eu queria perder peso, e segundo ela, nada era tão eficaz e rápido quanto a corrida. Voltei a correr e corri muito. Por 1 ano inteiro eu corri. Rapidamente perdi peso e modelei meu corpo no manequim 38. Ideal!
Não parava nem aos finais de semana. Abandonei os alongamentos e a musculação, pois não queria perder nem 1 dia e nem 1 minuto da corrida - e esse foi meu erro! Com 20 anos de idade eu adquiri uma síndrome/instabilidade femoropatelar. Delícia! Revoltada e com dor abandonei a corrida. De novo!

E foi assim! Por mais 5 anos foi assim!

Corria - doía - parava. Era esse ciclo.

Ora era o joelho que reclamava, ora descobria uma canelite. Veio também a fascite plantar e a distensão da panturrilha. Faculdade, estágio, conclusão de curso, pós-gradução, mudanças de cidade, desemprego, emprego novo... tudo isso fazia com que eu exagerasse nos treinos e/ou parasse de treinar.

Dessa última vez eu estava bem, treinando legal há alguns meses, correndo sem dor, já conseguia alcançar os 10km sem tanto cansaço. Mas nunquinha intervalei meus treinos com o fortalecimento da musculatura, por medo de perder 1 dia sequer de corrida. E aí veio o derrame articular no joelho direito, acompanhado de um cisto intra-muscular e uma dor crucial, que eu faço questão de nunca mais sentir. Veio, à cavalo, também o medo de nunca mais conseguir correr, medo de que fosse uma lesão mais séria. É estranho falar, não dá pra passar o que eu senti, acho que a melhor palavra que descreveu foi MEDO mesmo. E eu chorei muito! De dor, desespero e medo. E eu prometi que se conseguisse voltar a correr, não iria me arriscar fazendo tudo errado de novo.

E nessa semana, como num passo de mágica, eu consegui.

Voltei a correr sem dor, tentando alcançar uma distância maior, com baixa velocidade, sem me importar com o tempo. Por enquanto! E, claro, fortalecendo!

E com o passar dos dias postarei aqui a evolução (ou não!) dos treinos.