sábado, 22 de outubro de 2011

Qual seu tipo metabólico?

Conseguir manter uma alimentação balanceada é um desafio para a maioria das pessoas preocupadas com a saúde. “Fazer uma dieta genérica não é o mais indicado. Cada pessoa tem um tipo de metabolismo, que precisa de quantidades diferentes de proteínas, carboidratos e outros nutrientes”, diz o nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro “Emagreça & Apareça”, que explica quais são os tipos metabólicos e os alimentos mais indicados para cada um deles.

Segundo o especialista, existem três tipos metabólicos: proteína, carboidrato e o misto. Faça o teste e descubra qual é o seu tipo metabólico. Descubra aqui seu tipo de metabolismo.


Tipo metabólico proteína

O seu corpo metaboliza com mais facilidade proteínas. Por isso, coma proteína de preferência de origem animal em cada refeição, inclusive nos lanches. Prefira vegetais pobres em amido, como alface e repolho, para completar o seu cardápio. “O consumo de grãos são indicados, mas uma boa dica é evitar farinhas refinadas, especialmente a de trigo”, explica. Seguindo essa dica, é preciso que a alimentação seja constituída de 70% de proteínas e gorduras e 30% de carboidratos. O consumo de frutas deve ser feito em menor quantidade se comparado a pessoas do tipo carboidrato. Dê preferência às seguintes frutas: abacate, maçã, pêra e banana meio verde. “A margarina e os olhos hidrogenados devem ser substituídos por manteiga e óleos prensados a frio. Álcool, café, chá preto e refrigerantes devem ser evitados”, explica.






Tipo metabólico carboidratos


Para você, os carboidratos são mais importantes que as proteínas. Isso quer dizer que você precisará buscar fontes desse nutriente para que o seu metabolismo funcione de maneira mais eficiente. "Verduras, legumes, grãos e frutas são ótimos para quem tem esse tipo de metabolismo", explica o nutrólogo Wilson Rondó. Comer proteínas em excesso suga as suas energias e pode causar ansiedade e irritação. Também é importante escolher sempre os laticínios com baixo teor de gorduras, já que o seu excesso pode causar irritação. O consumo de álcool, geralmente, é bem tolerado para quem tem metabolismo carboidrato. "Isso não quer dizer que o consumo está liberado para todos. É preciso moderação no consumo de álcool", diz o especialista. Esse resultado também não significa que você deve parar de comer proteínas. "Pessoas com esse tipo de metabolismo devem preferir proteínas leves, como as de origem vegetal ou de leite e derivados", explica o nutrólogo Wilson Rondó.

Fonte:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

7 mitos da dieta

1. Pular refeições é uma boa forma de emagrecer?
Quando pulamos refeições, permanecemos em jejum por um longo período. Isso é prejudicial em vários aspectos. Primeiro, porque dificilmente vamos conseguir comer corretamente na próxima refeição, uma vez que podemos estar com muito mais fome e seremos menos seletivos em nossa escolha alimentar. Segundo, porque nosso organismo reage ao jejum com redução do gasto calórico e, conseqüentemente, isso dificulta a perda de peso.


2. É possível emagrecer comendo tudo o que se deseja?
Todas as vezes que escolhemos alimentos mais calóricos, devemos reduzir o volume ingerido para conseguir perder peso. Às vezes, a redução de calorias inviabiliza a dieta, pois o pequeno volume ingerido nos causa muita fome. Por outro lado, é impossível aderirmos a um plano dietético, abolindo nossos alimentos prediletos. Por isso, a dieta deve sempre ser individualizada e discutida com o paciente.




3. Comer depois das 20:00 causa ganho de peso?
Não há nenhum estudo criterioso que comprove essa idéia, assim como é polêmica e infundada a suspensão do carboidrato do jantar. O maior problema é o excesso de alimentos, à noite, e sua influência na qualidade da digestão e do sono noturnos.



 

4. Certos alimentos, como berinjela, sopa de repolho e suco de limão podem queimar a gordura corporal e fazer perder peso rapidamente?
Não há alimentos que queimam gorduras. Todo alimento que será metabolizado pelo organismo causa um gasto energético, mas isso não causa perda de peso. O efeito das sopas na perda de peso deve-se ao fato de serem refeições pouco calóricas. Por outro lado, são frugais e de absorção muito rápida, podendo predispor a sensação de fome precoce.


 

5. Comer carne vermelha é ruim para a saúde e tornará mais difícil a perda de peso?
Não há alimento ruim, há dieta ruim. A carne vermelha é um componente muito importante para a nossa saúde, uma vez que contém ferro em sua forma de mais fácil absorção. Os riscos para a saúde são o fato de algumas delas serem fontes de gorduras saturadas, em geral, e de colesterol, em particular, e nesse caso, serem muito calóricas.





6. Fast foods sempre são uma escolha inadequada para a saúde e devem ser evitados durante a dieta?
Esses alimentos são, realmente, na maioria das vezes, inadequados à saúde. Isto no entanto, não os tornam abolidos do cardápio. Hoje, preocupa-nos muito o grande consumo destes alimentos entre as crianças e adolescentes nas cantinas das escolas e nos almoços dos executivos e trabalhadores das grandes cidades.




7. Pouca gordura ou sem gordura significa que o alimento não tem calorias?
Geralmente, as gorduras são os macronutrientes mais calóricos (9 calorias/grama) quando comparamos com as proteínas e carboidratos (4 calorias/grama). Então, os alimentos sem gorduras ou com baixo teor de gorduras têm menos calorias. Isso não significa que não contêm calorias.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Música na corrida!

A cada dia, aumenta o número de corredores que não imaginam dar um passo sem o impulso de suas músicas favoritas. Mas ainda há quem prefira correr ao som de seus próprios passos.

Às vezes, a música pode fazer com que correr pareça mais fácil. Estudos demonstram que ela reduz a percepção de intensidade do exercício em cerca de 10%. Um estímulo externo como esse é capaz de literalmente bloquear alguns dos estímulos internos que tentam chegar ao cérebro, como mensagens sobre fadiga enviadas por músculos e órgãos. Quando essas mensagens são bloqueadas, a percepção de esforço do corredor é reduzida e você tem a sensação de que pode correr mais rápido e por mais tempo. Isso não ocorre em níveis altos de esforço — nesse caso, o cérebro muda sua atenção dos estímulos externos para os internos. A música também eleva aspectos positivos do humor, como entusiasmo e felicidade, enquanto reduz aspectos negativos, como tensão, cansaço e confusão. Por isso, ela pode ajudar no desempenho, já que trabalha na questão emocional do corredor.

Mas há os corredores que dispensam esse tipo de estímulo (geralmente atletas de ponta, que fazem da corrida sua profissão). Esses preferem se concentrar em seus estímulos internos, ritmo, batimento cardiaco, passada, esforço físico. E a música poderia ser uma espécie de distração, chegando até mesmo a atrapalhá-los.

Mas a verdade é que a mim a música motiva, e muito. Nada se compara ao prazer de correr, mas há aqueles dias em que seu corpo ou mente estão exaustos para criar ânimo até mesmo para calçar o tênis, imagine correr 10km. Aí a música entra como inspiradora, auxiliando a esquecer um dia difícil ou simplesmente mandando a preguiça embora.

Criei em meu dispositivo uma pasta com mais de 100  músicas específicas para corrida, e vou compartlhando algumas por aqui:

Startrukk - 30H3 feat. Kate Perry
This fire- Franz Ferdinand
Deja vu - Inna
Dance, dance - Fall out boy
Gonna fly now - Rocky theme
Viva Las Vegas - ZZ Top
La Grange - ZZ Top
Spaceman - The Killers
Rock you like a Hurricane - Scorpions
Domino - Jessie J
For your entertainment - Adam Lambert
Had enough - Breakin Benjamin
Club can't handle me - Florida feat. David Gueta
Stop the rock - Apollo 440
Red morning light - Kings of Leon
Happy Alone - Kings of leon
Here it goes again - Ok Go
Lust for life - Iggy Pop
Barbra Streisand - Duck Sauce
Who's laughing now - Jessie J
All my life - Foo Fighters
Tears dry on their own - Amy Winehouse
I dont know what to do (7 melhores 2011)
Mysterious way - U2
Vertigo - U2
City of blinding lights - U2
Walk on - U2
Master of Puppets - Metallica
In the dark - Dj Tiesto
Price tag - Jessie J feat. BoB
Where are we running - Lenny Kravitz
Nonsense - Swing kids
I don't care - Fall out Boy
Give me everything (tonight) - Pitbull feat Ne-yo
Wild young hearts - The Noisettes
Can touch it - Ricki Lee
11th Dimension - Julian Casablanca
Sun is up - Inna
Beat it - Fall out boy feat. John Mayer
Hello - Martin Solveig