sábado, 8 de outubro de 2011

Gordura visceral? Atenção!

A gordura é essencial à saúde humana. Além de fornecer energia, ela participa de reações químicas que dão origem aos hormônios, por exemplo. Mas gordura excessiva é sempre danosa. Em alguns lugares, aliás, a substância é muito pior. É o que ocorre, constataram os pesquisadores, com a chamada gordura visceral, ou abdominal.


Gordura visceral é aquela que se acumula no abdome, praticamente envolvendo vísceras como pâncreas, instestinos e fígado. Nesse último órgão, vale destacar, acumula-se também internamente, dando origem a uma doença conhecida como esteatose.


No passado, o acúmulo de gordura visceral era mais comum a partir da idade adulta; atualmente, sobretudo devido ao aparecimento dos fast-foods, também as crianças já o exibem. O problema ocorre em homens e mulheres; nestas, em especial a partir do início da menopausa, quando perdem a proteção do hormônio estrogênio, pois seu organismo pára de produzi-lo. Parte dos indivíduos acumula gordura na região abdominal por tendência genética, ou seja, herdam tal característica de um ou dos dois pais. Nesse caso, outros na família também têm o problema. Mas a gordura visceral pode acumular-se ainda em conseqüência do consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada e do sedentarismo, isto é, falta de atividade física.

As conseqüências são as seguintes. A gordura abdominal passa a funcionar como barreira para a circulação de sangue na região. E mais: as células gordurosas favorecem a inflamação das artérias, que distribuem o sangue oxigenado a partir do coração para todas as porções orgânicas. Está aberto, então,o caminho para a formação da aterosclerose, ou seja, deposição contínua de gordura nas paredes arteriais e a formação de uma espécie de "placa" endurecida. Com o tempo, a "placa" cresce e obstrui parcial ou totalmente a circulação sanguínea. O resultado é: falta de sangue e de oxigênio no músculo do coração, com a conseqüente morte de tecidos, o que é conhecido como infarto do miocárdio. O mesmo pode ocorrer no cérebro, dando origem ao acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame. O pior é que as duas doenças, em 50% dos casos, não dão aviso e, dependendo da extensão, podem deixar seqüelas graves ou até matar.

A gordura visceral também interfere na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que regula a taxa de açúcar no sangue. Os níveis da substância aumentam, o que favorece o surgimento do diabetes.


O organismo de cada pessoa, claro, reage de maneira diferente a esse quadro. Há portadores de gordura visceral que podem viver por décadas sem problemas. Outros têm infarto ou derrame ainda jovens. A Medicina, porém, já estabeleceu uma forma de medir o risco. É a chamada relação cinturaquadril. A nova medida é obtida dividindo a largura da cintura pela largura do quadril (ambas em centímetros). O resultado terá de ser de até 0,9 para o homem e de 0,85 para a mulher. O risco de um infarto do miocárdio ou de um AVC em indivíduos com o índice cinturaquadril acima do normalé 25% maior do que o dos que têm valores normais.

Pessoas que se vejam com um volume crescente de gordura abdominal devem consultar logo um cardiologista. A situação é mais preocupante, naturalmente, em obesos que sofrem de pressão alta e/ou diabetes, são sedentários ou fumam. Os cardiologistas brasileiros de modo geral - disponíveis até nos serviços públicos país afora - têm boa informação a respeito do assunto. Eles estão aptos a fazer uma avaliação e determinar as medidas necessárias. O passo inicial com certeza será adotar uma dieta saudável, aumentando a ingestão de frutas, legumes e verduras e diminuindo o consumo de alimentos gordurosos. A segunda etapa será desenvolver atividades físicas regularmente. Se essas pessoas já forem portadoras de doenças como pressão alta ou diabetes, finalmente, também elas terão de ser tratadas.

Fonte:http://caras.uol.com.br/noticia/gordura-visceral-aumenta-muito-o-risco-de-doencas-cardiovasculares#image0

Musicalizando

Mais uma boa dica para sua corrida (dá um gás extra naquela subidinha desencorajadora!):

La grange - ZZ Top


Barriga... deixe-a para trás com a corrida!

A corrida é realmente uma das melhores atividades para se emagrecer com saúde, e quem tem pressa em emagrecer não pensa duas vezes antes de trocar a simples caminhada pela suada corrida. O metabolismo durante o esporte aumenta e isso faz com que a queima de calorias aconteça mais rápido. Por isso, o consumo de energia não está contido apenas durante o exercício, mas durante o dia todo.

Há quem defenda que uma corrida leve, de no mínimo 30 minutos de duração já é o suficiente para perder peso. Há controvérsias. Nosso corpo adapta-se ao estímulo. É preciso variações na intensidade e uma continuidade à atividade, necessitando de uma exigência ao esforço físico e cardiorrespiratório. É esse esforço que vai fazer com que a queima de gordura não se restrinja somente aos treinos. O metabolismo vai continuar aumentado por mais algumas horas em decorrência desse aumento do esforço exigido pela atividade física, e nosso organismo vai trabalhar mais acelerado.

Porém, para quem quer emagrecer, focar somente na atividade física, no nosso caso a corrida, está errado. Tem que fechar a boca. Mesmo! Dieta balanceada e ativiade física andam de mãos dadas. Com o aumento do gasto calórico e uma dieta equilibrada nosso organismo se utiliza das reservas de gordura para retirar energia e manter a atividade. E para quem busca resultados em menos tempo o ideal seriam as ativiades mais longas, mais intensas, onde o gasto energético é maior.

E aquela gordurinha indesejada que frustra 99.9% das pessoas que procuram a atividade física para emagrecer? A temida barriga! Essa precisa ainda de uns truques para perdê-la de vista com o exerício físico. Isso porque a gordura que armazenamos na região abdominal apresenta uma característica diferente de armazenamento, sendo denominada gordura visceral, justamente pelo fato de que essa gordura envolve as vísceras (ou órgãos) como pâncreas, intestino e fígado (nesse último a gordura acumula-se internamente também, dando origem a uma doença conhecida como esteatose).
Contra essa gordura o ideal seria usar variação de intensidades num mesmo treino. Os picos de treino obrigam o organismo a queimar energia mesmo das fontes mais difíceis, daí o consumo da energia visceral. Mas claro, sempre sob avaliação e orientação de um profissional. Nada de exageros que levem à lesões. Lembre-se que o exagero de hoje pode resultar em dias sem treinar.

Respeite o seu ritmo, boa corrida e adeus barriga.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Música do dia!

Aqui vai uma música que pode dar um up na hora da corrida! Pelo menos comigo funciona!

Starstrukk - 3OH!3 (feat Katy Perry)


Segue o link do vídeo:



Qual o melhor horário para sua corrida?

Seus amigos dizem que o melhor horário é pela manhã. O pessoal do trabalho prefere correr depois do expediente. E você, que nunca calçou um tênis na vida, fica com vergonha de dizer que adoraria pular da cama e dar um pique. Bobagem.
O melhor horário do dia para treinar é aquele que se encaixa na sua rotina. É sabido que, pela manhã, o ar das grandes cidades está em seu momento mais agradável. A temperatura e a umidade do ar também estão mais amenas. Mas o nosso metabolismo, claro, não atingiu o ápice do rendimento diário.

Correndo à tarde, o organismo responde melhor à sobrecarga de treino daí a evolução mais rápida. Mas as condições ambientais já não favorecem tanto. O esporte noturno, por sua vez, é perfeito para quem tem a agenda lotada de compromissos desde cedo.

Independentemente do horário, o que vale é se exercitar. E nunca deixe de se alimentar e cuidar da hidratação. E, se for treinar durante o dia, prefira locais arborizados, que são menos suscetíveis às variações de clima (principalmente no calor).

Manhã

Vantagens

 

1. O treino sempre está encaixado na agenda. Mesmo que surjam compromissos de surpresa, você já correu;

2. Dá mais disposição para as tarefas do dia;

3. A temperatura e a umidade são mais amenas, pois o sol ainda não está tão forte;

4. Para quem quer competir, vale como adaptação. A maioria das competições é feita pela manhã.

 

Desvantagens

1. É preciso se acostumar a comer pela manhã (mas lembrando que o desjejum mais reforçado pode vir depois do treino). Isso é um problema para quem nunca teve o hábito de comer bem logo ao despertar;

2. A disposição tem de ser mais forte do que a preguiça, mesmo nos dias em que não foi possível dormir o suficiente. O ideal é criar uma regra: véspera e treino é dia de deitar cedo.

Tarde

Vantagens

1. O metabolismo está próximo do pico de rendimento;

2. O atleta já está mais alimentado, tendo feito pelo menos três refeições. Isso garante a reserva de glicogênio muscular necessária para um bom rendimento.

Desvantagens

1. A exposição ao sol e à temperatura alta, além da umidade baixa

2. Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã


Noite

Vantagens

1. A temperatura é mais amena neste período;

2. Ajuda a relaxar quem é agitado demais, proporcionando uma boa noite de sono.

Desvantagens

1. Qualidade do ar pior, com mais concentração de gás carbônico na atmosfera;

2. Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã;

3. O estresse das atividades diárias pode afetar o rendimento na corrida;

4. Com a evolução do treino, a qualidade do sono pode sai prejudicada em função das descargas adrenergéticas provocadas pelo esforço;

5. Maior risco de acidentes, pela baixa iluminação. Fique atento aos terrenos irregulares com possíveis desníveis e buracos.





Você sabe como respirar enquanto corre?

A corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.


Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos o nariz filtra e aquece o ar que vai chegar aos pulmões.
 
Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.

Inspire, expire!

Seu corpo revela se você está respirando direito

1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia-a-dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático.

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/