sábado, 22 de outubro de 2011

Qual seu tipo metabólico?

Conseguir manter uma alimentação balanceada é um desafio para a maioria das pessoas preocupadas com a saúde. “Fazer uma dieta genérica não é o mais indicado. Cada pessoa tem um tipo de metabolismo, que precisa de quantidades diferentes de proteínas, carboidratos e outros nutrientes”, diz o nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro “Emagreça & Apareça”, que explica quais são os tipos metabólicos e os alimentos mais indicados para cada um deles.

Segundo o especialista, existem três tipos metabólicos: proteína, carboidrato e o misto. Faça o teste e descubra qual é o seu tipo metabólico. Descubra aqui seu tipo de metabolismo.


Tipo metabólico proteína

O seu corpo metaboliza com mais facilidade proteínas. Por isso, coma proteína de preferência de origem animal em cada refeição, inclusive nos lanches. Prefira vegetais pobres em amido, como alface e repolho, para completar o seu cardápio. “O consumo de grãos são indicados, mas uma boa dica é evitar farinhas refinadas, especialmente a de trigo”, explica. Seguindo essa dica, é preciso que a alimentação seja constituída de 70% de proteínas e gorduras e 30% de carboidratos. O consumo de frutas deve ser feito em menor quantidade se comparado a pessoas do tipo carboidrato. Dê preferência às seguintes frutas: abacate, maçã, pêra e banana meio verde. “A margarina e os olhos hidrogenados devem ser substituídos por manteiga e óleos prensados a frio. Álcool, café, chá preto e refrigerantes devem ser evitados”, explica.






Tipo metabólico carboidratos


Para você, os carboidratos são mais importantes que as proteínas. Isso quer dizer que você precisará buscar fontes desse nutriente para que o seu metabolismo funcione de maneira mais eficiente. "Verduras, legumes, grãos e frutas são ótimos para quem tem esse tipo de metabolismo", explica o nutrólogo Wilson Rondó. Comer proteínas em excesso suga as suas energias e pode causar ansiedade e irritação. Também é importante escolher sempre os laticínios com baixo teor de gorduras, já que o seu excesso pode causar irritação. O consumo de álcool, geralmente, é bem tolerado para quem tem metabolismo carboidrato. "Isso não quer dizer que o consumo está liberado para todos. É preciso moderação no consumo de álcool", diz o especialista. Esse resultado também não significa que você deve parar de comer proteínas. "Pessoas com esse tipo de metabolismo devem preferir proteínas leves, como as de origem vegetal ou de leite e derivados", explica o nutrólogo Wilson Rondó.

Fonte: